Hematologia Veterinária

· 5 min read
Hematologia Veterinária

Exames Bioquimicos para Função HepáticaVerificam alterações e possíveis doenças no fígado pela análise da amostra de sangue que avalia as concentrações de substâncias ligadas à função do fígado como albumina e outras enzimas. Exame coproparasitológico (exame de fezes)É com este exame que identificamos a presença de vermes e protozoários causadores de doenças intestinais, como giardíase e isosporose. O ideal é a realização  desse exame com amostras seriadas para um diagnóstico exato. Em alguns casos, pode ser preciso de uma intervenção cirúrgica, se ocorreu uma obstrução na bexiga ou uretra, ou também foi constatada a presença de cálculos (pedra na bexiga ou uretra). Outras formas de tratamento podem ocorrer por meio do uso de antibióticos ou anti-inflamatórios, no caso de infecções no trato urinário.

Diagnóstico de doenças em curso/doenças silenciosas

Em vez de puncionar as veias dos membros dos animais, geralmente optamos pela veia jugular, que possui um maior calibre e menos terminações nervosas ao seu redor.  preços de exames veterinários  o exame seja feito de forma mais rápida e confortável.” – Dr. Éder França da Costa, M.V. Especializado em Cardiologia Veterinária (CRMV-SC 3580). Rotineiramente, o exame de sangue é realizado através da punção de uma veia (raramente coleta-se de artérias). Nos humanos adultos, geralmente a coleta é feita puncionando-se uma veia do antebraço. No entanto, por maior que seja o animal, esse membro sempre terá um diâmetro muito menor em comparação a uma pessoa.

Hemograma Veterinário Completo

A hipercapnia, além de ser a causa da acidose respiratória, pode aparecer como compensação pulmonar da alcalose metabólica, sendo que para cada 1,0 mEq/L de elevação do HCO3–, podemos encontrar aumento de cerca de 0,7 mmHg da pCO2. A acidemia é caracterizada quando o pH sanguíneo está abaixo dos valores normais, e é decorrente de acidose metabólica ou respiratória. Por outro lado, a alcalemia caracteriza-se quando o pH está acima dos valores normais, sendo resultado da alcalose metabólica ou respiratória. As orientações fornecidas pelo laboratório obedecem normas para realização dos exames em condições ideais.

LABORATÓRIO E BANCO DE SANGUE VETERINÁRIO

Detecta o nível de reagentes e amostras automaticamente, ajustando-o à sua profundidade e, assim, evita a contaminação da probe. Analisa eletrólitos, sem a necessidade de modo ISE, conjuntamente com os reagentes da Biofoco Vet e faz também a bioquímica urinária. Ideal para clínicas e hospitais veterinário que buscam agilidade, facilidade, acurácia e padronização dos resultados de bioquímica sérica, urinária e eletrólitos. Ele pode aprimorar seus conhecimentos para oferecer um atendimento eficiente e completo aos pacientes. O curso em interpretação de exames laboratoriais na clinica de cães e gatos é a oportunidade perfeita. A coleta e o manejo adequados das amostras para análise de eletrólitos e gases sanguíneos são importantes para que não ocorram erros nos resultados.

Acompanhamento do quadro de doenças já diagnosticadas

A regulação da concentração plasmática do potássio é feita principalmente pelos rins; 90% a 95% é excretado pela urina e 5% a 10% pelas fezes, suor e saliva, sendo que a aldosterona é o hormônio que participa dessa regulação. Quem irá determinar se é preciso realizar um determinado exame laboratorial é o médico veterinário. Em geral, os exames são solicitados quando o animal está apresentando sintomas ou comportamentos atípicos, mas também podem ser realizados em caráter preventivo, durante check-ups, por exemplo. Portanto, a partir do laudo dos exames laboratoriais, o veterinário poderá chegar a uma conclusão rapidamente e, portanto, iniciar o tratamento imediato, o que em muitos casos pode salvar a vida do animal enfermo.

  • Portanto, o pH é definido como o logaritmo negativo da concentração de íons hidrogênio no sangue, e sendo assim, uma variação de pH de 7,4 para 7,1 significa que a concentração de hidrogênio dobrou de 40 para 80 nanomoles/L.
  • Após o preenchimento da seringa com 1,5 mL de sangue, todas as bolhas de ar devem ser retiradas e a agulha deve ser lacrada ou entortada para que seja evitado o contato com o ar.
  • Ser referência na região Norte

Homem é preso por abusar de cadela em Campo GrandeCom ele, junto com a anamnese e os exames físicos, os profissionais especializados podem fechar diagnósticos e definir o melhor tratamento para cada paciente. Entretanto, a estase sanguínea provocada pelo garroteamento do vaso e a atividade muscular do animal durante a contenção física pode resultar em acúmulo de metabólitos ácidos, o que causa diminuição do pH daquela amostra. Portanto, para se evitar essa condição, deve-se soltar o garrote depois da venipunção, e antes da obtenção do sangue. Com os resultados, o veterinário poderá avaliar o bom funcionamento do organismo do seu bichinho e auxiliar na análise de como está o seu quadro clínico. Por isso a importância de manter exames de rotina e o hemograma veterinário completo sempre atualizados. O hemograma também inclui a contagem de plaquetas que, em números baixos, pode significar problemas de coagulação e hemorragias. Na próxima seção daremos mais informações sobre como interpretar um exame de sangue em cães de acordo com os leucócitos.

Interpretação de Exames LaboratoriaisEm cães e gatos, quando se deseja a avaliação da oxigenação sanguínea, o sangue a ser analisado deverá ser de origem arterial, e o local de escolha para a punção é a artéria femoral. O procedimento é relativamente simples de ser realizado em cães sem qualquer tipo de sedação, porém, esse procedimento torna-se um pouco dificultoso em gatos. Quando forem necessárias mais informações ou parâmetros mais específicos, como, por exemplo, vitaminas ou hormônios da tireóide, o veterinário enviará a amostra para um laboratório externo. Além disso, existem kits no mercado que permitem, a partir de uma gota de sangue, detectar a presença de doenças como o parvovírus canino.

  • Também conhecida como doença do trato urinário inferior, é uma inflamação na bexiga, que causa dor e desconforto para o seu pet.
  • Com ele, junto com a anamnese e os exames físicos, os profissionais especializados podem fechar diagnósticos e definir o melhor tratamento para cada paciente.
  • O bicarbonato (HCO3–), junto com o dióxido de carbono (CO2), compreende no sistema tampão mais importante no compartimento extracelular.
  • Na próxima seção daremos mais informações sobre como interpretar um exame de sangue em cães de acordo com os leucócitos.
  • A decisão foi proferida pela juíza Eucélia Moreira Cassal, durante audiência de custódia. Não podemos esquecer que diversas etapas colaboram para esta descoberta, mas os exames de sangue estão entre os mais eficazes e populares quando se trata de detecção de doenças. Se deseja ler mais artigos parecidos a Como interpretar o exame de sangue de um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos. Roberval Zúniga, secretário titular da pasta, explicou que a Sema, através da Kin Casa Vet, passou a ir diretamente aos abrigos, para facilitar o acesso ao serviço. O serviço prestado pela clínica veterinária popular é oferecido 24 horas, no endereço avenida Imigrantes, n° 2581 E, sala 1, bairro Costa e Silva. Para atendimento, os documentos necessários são comprovante de residência, RG, CPF, Cadastro Único ou Bolsa Família ou declaração de baixa renda. São disponibilizados, durante cada dia, dez fichas de atendimentos para abrigos e cinco de atendimentos para a população.